Blog Sustentabilidade

Diálogos e debates

“Os sete pecados sociais são: política sem princípios, riqueza sem trabalho, prazer sem consciência, conhecimento sem caráter, economia sem moralidade, ciência sem humanidade e culto sem devoção.” (Mahatma Gandhi) Depois da Segunda Guerra Mundial, a industrialização e a internacionalização da agricultura ocorreram à velocidade da luz. Ciclos naturais foram rompidos. A partir dessa época, tornou-se possível ‘praticar a agricultura’ com pouquíssima terra (visível). Desde então, suínos e frangos são engordados na Europa Ocidental, principalmente “sem ocupação de terra”. A terra, a água e o petróleo vêm do exterior. Na forma de soja para ração animal. Ração que se torna alimento…
Com Legal! Otimismo realidade esperança foi lançado o quinto livro de Luc Vankrunkelsven sobre o Brasil. Quem conhece o seu trabalho, sabe que este é um retrato crítico da sociedade brasileira e europeia, tomado a partir da perspectiva da agricultura e produção de alimentos. Mas, como os capítulos têm origem em pequenas experiências e observações, os leitores são “duplamente servidos”: eles novamente recebem tanto um panorama dos desafios que os hemisférios Norte e Sul enfrentam nesta área, quanto uma visão da vida neste ambicioso país BRIC da América Latina, com todos os seus paradoxos.    ‘Legal’ é um título meio estranho para um…
Para Luc Vankrunkelsven, o Brasil é, aparentemente, uma fonte inesgotável de inspiração. Seu terceiro livro sobre o assunto acaba de ser publicado. Não se trata, é claro, de um guia de viagem – embora... ‑ mas novamente um livro engajado, que reúne fragmentos de suas experiências durante sua turnê de palestra. Naturalmente, o foco é o meio ambiente, a agricultura, o movimento social crítico. Porém, com um alcance maior, porque as crônicas partem de uma realidade mais ampla. Até agora, asoja foi o tema central, mas parece que o tema se amplia cada vez mais expressamente para a oposição a…
Este é o segundo livro sobre soja escrito pelo frei belga Luc Vankrunkelsven. Desta vez ele escreve sobre alternativas para a soja, tendo como pano de fundo ao livro anterior, ‘Navios que se cruzam na calada da noite. Soja sobre o oceano’. No primeiro livro, ele tratou do cultivo e consumo de soja, da utilização de soja em ração animal no hemisfério norte e do transporte e, principalmente, das conseqüências da produção e consumo de soja. Pois, para a ONG européia ‘Grupo de Trabalho por uma Agricultura Justa e Responsável (em holandês: Werkgroep voor een Rechtvaardige en Verantwoorde Landbouw –…
A história foi fortemente determinada pela evolução das embarcações e da navegação. A Grécia Antiga se dispôs a sacrificar suas florestas e solos férteis pelo controle militar do Mar Mediterrâneo e regiões vizinhas. No ano de 1492, Cristóvão Colombo partiu em sua expedição. Ele acreditou que havia aportado na Índia – mas na verdade, foi parar na América. É por isso que, por comodidade, até hoje chamamos a população nativa de ‘índios’. Do ponto de vista europeu, há mais de cinco séculos, fala-se de um ‘descobrimento’. De Colombo como o descobridor ou, segundo alguns historiadores afirmam: o ‘redescobridor’ de um…